sábado, 16 de julho de 2022

Nostalgia; Sopa de frango caipira coisas da vovó, das titias, Mafalda, Loni, Edwiges, Laídes, Rosalina e mamãe!



Quando eu ainda criança, meus pais levavam-nos de carroça aos domingos na casa da Vozinha no Rio das antas, Cruz Machado PR. Geralmente ela fazia uma sopa ou galinhada de galinha caipira. Eu adorava, minha mãe sempre fazia também depois que fomos crescendo e até os últimos tempos antes de ela partir. Contudo, minhas irmãs sempre ajudavam ou elas mesmas faziam e  fazem até nos dias de hoje.

Eu, assim como meus irmãos também aprendemos e hoje fiz uma pequena sopa para mim e meu chacareiro com o mesmo carinho, capricho que minha vó, tias, mãe e imãs fazem.

Frango caipira da chácara, fogão a lenha e panela de ferro, aliás já fiz outras vezes e a cada vez faço mais parecido com que elas faziam. Arroz, muita cebolinha e salsinha, temperos, tomate, pitadas de pimenta, alho e cebola picadinhos e refogados, às vezes acrescento batata, macarrão, repolho etc. Minha filha e a mãe dela acrescentam beterraba, eu não gosto mas, encaro porém eu não coloco. 

Feijoada também já está sendo uma das minha preferências em fazer, só não coloco linguiça toscana, eu particularmente não gosto. Pé, orelha, rabo e alguns pedacinhos de pele (courinho) de porco, feijão é claro, folhas de louro e demais temperos.

Galinhada também já é uma das minhas especialidades mas, ainda me considero aprendiz.

Más, o maias importante são as pitadas a gosto de capricho, dedicação e o amor em cozinhar!

  


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.