sexta-feira, 14 de outubro de 2016

As coisas que se aprende com o Futebol e servem de lições para a vida toda




O futebol nos ensina a criar hábitos saudáveis e, sobretudo, disciplina. Mas, dormir bem, alimentação regrada e treinos é apenas uma pequena parcela de tudo que envolve em uma preparação de um atleta profissional.
A preparação do jogador também deve ser mental
Ao longo da minha carreira, consegui...
...Continuar Lendo
agregar certos valores dos campos que consigo transportar para outros aspectos da minha vida pessoal e profissional.
Gostaria de compartilhar com vocês seis coisas que não são restritas ao campo de futebol e se aplicam a qualquer profissão.
1. Nem sempre o mais importante é quem faz o gol
Durante q minha segunda passagem pelo São Paulo, todo mundo falava da importância que eu tinha dentro do time. Mas eu nem sempre estava fazendo gols. Tentava instruir e compartilhar experiências que vivi e que me fizeram crescer como atleta e profissional. Passar isso para os jovens era uma das minhas obrigações – e uma das coisas que eu mais gostava de fazer. Mesmo com uma carreira sólida, é preciso ter humildade para aprender com os outros também.
2. Esforço = Recompensa
Aprendemos com o futebol que precisamos ter compromisso e que nosso esforço recompensa. Não contentar-se em ser mediano e treinar seus pontos fortes, e mais ainda seus pontos fracos, é uma qualidade de vencedores.
Acredite: se você se limitar a sua zona de conforto, não haverá conquistas. 
O Senna – que é um grande ídolo meu –, por exemplo, no início da carreira tinha dificuldades em competir debaixo de chuva. Foi justamente por esse motivo que resolveu treinar repetidamente a pilotagem em pista molhada. Seu esforço foi recompensado e se destacava em corridas com essas condições.
3. "Para chegar onde a maioria não chega, faça o que a maioria não faz" - Bill Gates
Eu sempre tive isso em mente. Sempre fui o primeiro a chegar e o último a sair dos treinos. Se todo mundo não gostava de determinado exercício e não dava muita importância para ele, era ali que eu me esforçava ainda mais para me diferenciar e ganhar uma vantagem competitiva. Isso tem muito a ver co disciplina. Torne-se um especialista, faça algo a mais que os outros, mas que realmente faça a diferença.
4. Treine, corrija e treine de novo
Repetir diversas vezes uma jogada até que fique perfeita, por exemplo, vai te deixar mais confiante e calmo em repeti-la durante um jogo oficial – justamente porque você já treinou diversas vezes e sabe que é capaz. A constância de um jogador é um mérito, e não sorte.
5. #TogetherWeAreBetter
Ninguém vence um jogo sozinho – e isso não se restringe ao elenco principal. Quem vence é o time, o conjunto de todos os jogadores, preparadores e torcida. Cada um tem um papel fundamental e complementar dentro da equipe, o mérito deve ser reconhecido e compartilhado.
6. Às vezes você ganha, às vezes você aprende
Aprenda com as suas vitórias e ainda mais com as suas derrotas, essa é umas das maiores lições que podemos tirar do futebol. Perder faz parte do jogo – e da vida! Ao reavaliar uma derrota, aprendemos a refletir sobre o que podemos fazer para melhorar nosso desempenho. Isso é importante para percebemos o valor do nosso esforço em cada conquista.