segunda-feira, 27 de janeiro de 2020

Roda D'Água - Meu Sonho Adormecido

Uma das coisas que sempre eu senti; um fascínio profundo e ainda está em meus desejos a se realizar, é ter uma propriedade que tenha uma Roda D'Água próximo à residência, muita grama, árvores frutíferas, jardim, além de

animais etc. Quando ainda criança e não tínhamos o conforto que  proporciona a Energia Elétrica, haviam dois vizinhos e também na localidade de Rio das Antas Cruz Machado PR, onde meus avós maternos moravam e ainda reside minha madrinha, tinha mais uma Roda D'Água que gerava energia um tanto precária, mas também tocavam moinhos para beneficiar arroz, milho (fubá), serrar e beneficiar madeira etc, eu ficava admirado e fascinado vendo com aquelas engenhocas que eram tão benéficas ao povo, com a força da água eles faziam girar aquelas polias enormes de madeira as quais giravam através de correias outras menores aumentando a rotação das mesmas a quais acionavam as máquinas existentes além de fornecerem luz elétrica através dos velhos dínamos que era armazenada em baterias. Aqueles galpões antigos, aquela água vindo de uma pequena represa por uma calha ou canal geralmente de madeira de lei e despejava sobre a Roda Gigante sempre de madeira também de lei; imbuia ou cedro e a fazia girar. Eu achava fantástico e ainda continuo achando. Sonho em ter um velho e conservado moinho e em funcionamento não com intuito de gerar lucros, mas  para uso próprio e desfrutar da magia em ver, sentir e usufruir dos benefícios gerados e viver um pouco parte daqueles tempos ainda sobrevivem!