domingo, 25 de agosto de 2019

Minha Paixão pelas Avencas


MINHAS AVENCAS.

As Avencas pertencem à família das Samambaias Pteridaceae, do Gênero Adiantun Capillus Veneris. Existem muitas espécies, nesta foto eu tenho as seguintes: Avenca Japonesa (Roxa), Cabelo de Anjo, Folha Grande, Avenca Repolho, Delta uma das mais comuns), Rosa-verde, Véu de Noiva e Avenca Chorona. Eu pesquiso e onde eu encontro seja onde for e procuro comprar, a última que consegui é a avenca roxa que recebi na semana passada, oriundo de Porto Alegre RS. Algumas delas eu tenho apenas um exemplar, mas pretendo multiplicar cada espécie, é difícil, porem estou estudando as lindinhas. Cultivo avencas nas horas de folga, é um dos meus Hobbies. Quem sabe eu não me torno num especialista e então cultivar e vender avencas pra vocês embelezarem e criarem um clima agradável e suave em suas casas; no banheiro, sala, cozinha, varanda etc. Elas preferem lugares com bastante luminosidade, umidade e calor, porém não podem jamais ficarem expostas ao sol.
Estou pegando o jeito, ao todo já possuo quase 100 vasos.

A seguir, um vídeo das minhas princesas e que está hospedado no Youtube Acesse:


As avencas precisam de cuidados especiais assim como qualquer folhagem de vaso


Vaso e preparação do substrato: devem ser plantadas em vasos cônicos , no fundo do vaso coloca-se uma camada de 2 cm de brita fina ou pedregulho de rio, o substrato deve ter 1/3 de areia média, terra boa, um pouquinho de estrume de ave ou animal bem curtido e um pouquinho de calcário, pode-se acrescentar bora de café, pó de xaxim para afofar o substrato. PH aconselhável; 6.5

Irrigação: deve-se irrigar periodicamente, no verão a cada três dias e no inverno a cada quatro ou cinco dia, elas morrem se a terra permanecer encharcada e também morrem é claro se faltar água, o substrato do vaso precisa-se manter-se apenas úmido.

Adubo: aplicar a cada três meses adubo químico 10-10-10 dissolvido em água e irrigar imediatamente, é aconselhável molhar um pouco o substrato antes da aplicação do adubo dissolvido para ele se espalhar mais rápido e uniformemente.

Poda: os ramos secos devem ser podados bem rente ao substrato, cuidado com os brotinhos que praticamente o ano todo estão nascendo.

* Trate-as com muito amor e carinho que elas corresponderão.