quinta-feira, 8 de agosto de 2019

Dia muito Especial

Hoje 08/08/2019, foi um dia muito especial pra mim. A 60 anos eu  com quase 6  anos de idade já dava as minhas primeiras capinadas com meu pai lá na roça, descalços, vestido com calças curtas com suspensórios e desde então sempre trabalhei. Aos 7 anos ingressei na escola onde com 11 eu concluí e sempre com notas muito boas. Aos  16 anos fiz o curso de Admissão ao Ginásio onde estudei por  2 anos, foi quando fui para o Exército. 




Ao dar baixa eu retornei para o Ginásio e em dois anos concluí. Nunca mais frequentei salas da aula, porem sempre li e leio bastante. 
Ao sair do Exército, trabalhei com meu tio em um beneficiamento de cereais o qual em um ano meu pai adquiriu-o e ficamos no ramo por 8 anos onde a pequena


empresa faliu devido a uns percalços que tive quando eu já era dono único da empresa. Já casado e com um filho, retornei para a lavoura por três anos e foi o período mais difícil da minha vida em termos de situação financeira. Foi quando minha família mudou-se em 1985 para São José dos Pinhas e fizeram eu vender uma propriedade que eu tinha ainda sem energia elétrica situada na Barra do Palmital, União da Vitória PR. Eu que anteriormente era por 2 anos operador de usina, produzia Energia Elétrica para a população, anos depois fiquei quase 11 meses sem usufruir da mesma na minha própria casa, foi irônico!


Como eu já tinha uma certa experiência em vendas, abracei o convite como vendedor de fumos beneficiados  para a empresa de meus irmãos e pai durante 15 anos, eu viajava no início com uma Brasilia Volkswagen por quase um ano. Acertei e só fui melhorando de vida, quando no ano 2000 resolvi retornar e ser um empreendedor no ramo da construção civil ou seja; montei uma pequena fábrica de blocos e calçadas (BLOCPAR), www.blocpar.com.br e blocpar.blogspot.com ramo que tenho com meus filhos até hoje. A empresa prosperou, se modernizou e cresceu, porém sempre com muito trabalho, determinação, coragem e fé.    

Nós nos preparamos, fizemos alguns cursos do ramo, assistimos algumas palestras, sempre estamos nos atualizando, ganhamos dinheiro e investimos em  bens e imóveis. Hoje meus filhos dirigem e administram a empresa praticamente sozinhos, sob minha supervisão.

Nunca tirei férias mais que 7 dias por ano, sempre trabalhei duro e nunca ganhei nada de ninguém, as oportunidades foram eu que as criei.
Perdi muito dinheiro com clientes maus pagadores, mas Deus fez justiça e me concedeu muito mais. 

(No mês de dezembro de 2018 solicitei minha aposentadoria e hoje dia 08 de agosto 2019, fui receber o meu primeiro benefício acumulado desde o dia 20 de dezembro de 2018 quando ingressei com o processo junto ao INSS. Como eu contribui  com o teto máximo nos últimos anos, consegui uma razoável aposentadoriamas somando com outras rendas dá para sobreviver e viver muito bem. 

Me aposentei, mas jamais penso em parar e ficar sentado num sofá assistindo televisão o dia todo, mesmo porque eu não assisto TV nem nunca gostei, quero sempre me sentir útil, nas horas de folga, prefiro a Internet onde a gente pode interagir, escolher o que quiser ver, pesquisar  e se instruir , as opções são infinitas.

A foto com minha neta foi tirada hoje no supermercado agora a noite, será com uma 'marca' deste dia, vejam que tem um vaso de samambaia e mais dois pequenos vasos de avenca  de espécies diferentes que eu ainda não tenho no meu santuário de Avencas na minha chácara. Onde eu ando e vejo folhagens a venda, procuro por espécies diferentes desta linda folhagem, já possuo umas 6 ou 7 espécies. 

Hoje procuro sentir prazer em tudo que faço, desde as coisa mais insignificantes,  eu sempre fui uma pessoa ansiosa, sofria muito com isso, aprendi a ser mais paciente, aprendi a perdoar mais, criticar menos, elogiar mais, compreender mais, pedir perdão e calar mais do que falar. Já tenho praticamente tudo que sonhei na vida em termos materiais, mas ainda tenho projetos, especialmente referente aos filhos, netos etc. Tive um sonho que ficou sufocado no meu peito entre doces lembranças e decepção, pois não dependia só de mim.
Sempre fui fundo naquilo que acreditei e nunca me arrependi do que fiz, nem mesmo os erros que cometi, eles me deram experiência e maturidade. 

"Espero que a história da minha vida sirva de exemplo para muita gente que não mete a cara, que não busca algo novo, que não cria, não se arrisca, não ousa e então fica se lamentando, se fazendo de vítima e reclamando com tudo em com todos, atribuindo aos outros pelos seus próprios fracassos". 

Rosny