terça-feira, 16 de julho de 2019

PH da Terra


PH da Terra Observações

Solo Ácido e solo Alcalino

Um solo alcalino é uma terra rica em calcário,  já um solo ácido é definido pela ausência total de calcário. Fique a conhecer como pode corrigir o Ph do seu solo.

A escala vai de 1 a 14, sendo que de 1 até 6.5 a terra pertence a classe de ácida, 7 é neutra e de 7.5 até 14 a terra pertence a classe dos alcalinos.

Se quiser alterar o pH da sua terra, é possível! Acrescente enxofre em pó ou sulfato de ferro para acidificar a terra. Se pretende o contrário introduza cal apagada ou dolomita para reforçar o seu teor alcalino.

Solos que apresentam a superfície de cor escura e que quando molhado mantém a umidade por mais tempo, costumam ser ácidos. O solo alcalino em geral tem superfície clara ou esbranquiçada. Já o solo neutro possui coloração e características intermediárias entre um tipo e outro.
Algumas plantas que aparecem sozinhas como capim-barba-de-bode, trevos e samambaias também são sinais que o solo está ácido.

Como corrigir o pH do solo?
O calcário dolomítico é um produto que pode ser encontrado em casas de jardinagem e produtos agrícolas e ajuda a aumentar o pH do solo, diminuindo assim sua acidez. Esse processo é chamado de calagem.

Para corrigir um ponto do pH, deve-se usar 150 g de calcário dolomitico por m². No caso de plantios novos, misture bem com a terra do plantio, ou então distribua-o sobre o local e regue em seguida para que penetre no solo.
É recomendado que a correção do solo com o calcário seja feita uma vez por ano, de preferencia de 2 a 3 meses antes da adubação, ou seja, esse é o momento ideal para você corrigir o solo do jardim e prepará-lo para a primavera.

Faça cinco pequenos buracos na área de plantio. É fácil determinar o pH do solo de seu jardim com um kit de teste comercial. Esses kits normalmente são vendidos por preços acessíveis em lojas de materiais de construção ou de jardinagem. Para começar, retire uma amostra da área que deseja testar fazendo cinco pequenos buracos (com cerca de 15 cm a 20 cm de profundidade) em pontos aleatórios – desse modo, você terá uma noção do pH "médio" do solo.[3] Descarte a terra retirada dos buracos.


Veja mais no Link: https://pt.wikihow.com/Diminuir-o-pH-do-Solo

Link vídeo instruções do aparelho medidor PH:  https://www.youtube.com/watch?v=qPXpddPE45Q&list=LLyQ322XTDVaOpESbSFIRiSg

Mais Links ref. ao assunto: https://www.mundoboaforma.com.br/lista-completa-de-alimentos-alcalinos-e-acidos/

Tabela PH Solo p/ frutas e legumes Link: http://blog.openpd.eu/2016/05/qual-o-melhor-ph-do-solo-para-as-suas.html

Acidez do Solo Link: https://www.nutricaodesafras.com.br/ph-do-solo#soil-acidity

Acidez e Calagem em solos ácidos Link: http://www.scielo.br/pdf/rbf/v34n4/41.pdf

Diversos Links sobre correção do solo: https://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&gl=br&authuser=0&q=como+corrigir+o+ph+do+solo&sa=X&ved=2ahUKEwjeqO3B68jjAhXvKLkGHWwrABgQ1QIoAHoECAoQAQ&biw=1536&bih=720

Calcário Calcítico ou Dolomítico: https://www.gestaonocampo.com.br/biblioteca/artigos/beneficios-do-calcario-dolomitico-ao-solo-2/

https://www.mt.com/dam/non-indexed/po/ana/pH-meter/guides/ph_measurement_guide/30403898_V04.16_pH_Measurement_Guide_BPT_low-res.pdf
https://www.mt.com/br/pt/home/registered_user_services/profile-dashboard/personallibrary.html?user=$2a$10$UPMCMgXBybi9kahdz1VDv..a2wbb3tazEyTcgrk7HvglepPLshskO&mtEmFbOID=4345610&mtEmFbTemp=Cold&mtEmFbPPQ=longer%20than%206%20months&mtEmFbBU=LAB_ANA&mtEmFbCatID=31&mtEmHasDesc=1