segunda-feira, 5 de novembro de 2007

Rosny preferências e minhas criações





"Não sei contar piada, poque quando eu conto alguma, ninguém ri e se alguém ri, sei que a piada sou eu"
Lazer = chácara com riacho, roda-d'água, tanque com peixes e uma casinha aconchegante com muito verde.
Mulher = para mim a mulher tem que ser:
Espirituosa, inteligente, meiga e um tanto misteriosa.
Roupa = gosto de me vestir estilo esporte "country", conforme a ocasião social é lógico e em casa bermuda, camiseta e chinelo.
Bebidas = campari, uma cervejinha ou um bom vinho; Geyser ou Wild Horse, conforme ocasião.
Pratos = um bom churrasco, risoto, macarronada, uma sopinha gostosa e peixe, não gosto de pizza e massas em geral.
Diversões = adoro dançar e ouvir uma boa música, churrasco com amigos e familiares.
Músicas = Country, românticas, algumas sertanejas, me desculpem, não curto samba.
Esportes = futebol, voleibol e caminhada, se é que dá para dizer que é esporte.
Time = Corinthians.
Países = Brasil, África, Alemanha e Japão.
Políticos = no momento nenhum, a ética está em baixa a nível 0.
Alguma pergunta? Poste-a em meu blog eu que te respondo...

Meus inventos e criações - Postado em 25/01/2016




Em tempos mais difíceis, põe-se em prática a célebre frase de Platão: “A necessidade é a mãe da invenção”. Isso abre espaço para que “criatividades” sejam desenvolvidas com objetivo de tornar o trabalho mais fácil e produtivo. Estamos falando de pedreiros, marceneiros, encanadores e outros profissionais e curiosos que de tanto sofrem com a monotonia ou falta de agilidade no manejo de algumas ferramentas, resolveram reinventá-las levando em conta a praticidade e rendimento na obra e na produção. 


Eu sempre gostei de escrever, expor no papel algo bom e proveitoso,  sempre tive muita curiosidade e fascínio para saber, entender os mecanismos das máquinas em geral.
 Quando tinha oportunidade ainda criança, desmontava carrinhos de plástico e alguns brinquedos com intuito de ver como funcionava. 

Minha primeira e simples invenção foi quando eu tinha apenas 8 anos de idade, ia com meu pai na roça, e como quase ninguém tinha relógio não sabia a hora de regressar para casa, daí tive a ideia de me orientar pelo sol, inseri um prego num pedaço pequeno de madeira e que cabia no bolso  de vez em quando retirava do bolso e o deixava no nível e com marcações prévia na madeira sabia mais ou menos a hora de acordo com a sombra que o prego fazia na madeira, tive antes porem ter ouvido em casa a rádio relógio e a cada hora eu fazia um risquinho na madeira para então usar posteriormente onde quisesse. O único problema quando não fazia sol.

A minha invenção que foi e continua sendo muito benéfica até hoje e que criei por necessidade, foi nos anos 1981/1984 e que está registrado nos arquivos da CNPq e que tenho um livro com meu invento e demais inventos dos brasileiros naqueles anos. Trata-se de mecanismos para os produtores de fumo em corda que usavam apetrechos precários para fabricação e cura do fumo. Com minhas invenções e melhorias profundas, os agricultores passaram a produzir o dobro do que antes produziam com menos trabalho e uma qualidade muito superior. Hoje 100% dos agricultores usam das técnicas por mim criadas e já se espalhou para outros municípios da região sul do Paraná.

Desde o ano 2000 após eu ter criado a Blocpar aqui em São José dos Pinhais, já modifiquei até máquinas, criei carrinhos elétricos de extração dos blocos e calçadas recém fabricados, criei também nebulizadores elétricos para umidificar os lotes de concreto também recém fabricados e vendi alguns exemplares para outras empresas do ramo em Curitiba e Florianópolis. 
Tive também participação na criação de um aplicador de argamassa para assentamentos de Blocos e tijolos, cujo maior cliente é a Votaram Cimentos. Hoje eu e meu irmão Wanderley parceiro nesta invenção, não fabricamos mais esta ferramente devido ao alto custo para os pedreiros em adquiri-las. 

Ainda nos tempos antes da Blocpar, quando eu industrializava  fumos criei vários artefatos para a melhoria da produção, como aquecedor a gás e com ventoinhas para fazer ar forçado quente se movimentar entre o estoque da cultura (fumo) e desidratá-lo intencionalmente.
Criei também por necessidade uma espécie de rabeta (Elice na ponta de um eixo prolongado) e montei num motor a gasolina estacionário e instalei em barco (bote) para navegar no rio. Com este invento quase me acidentei gravemente, levei uma pancada muito forte em minha face, mais propriamente na boca, de uma peça que se soltou quando testando e pensei no instante que havia quebrado os dentes.

Por necessidade também já fabriquei uma Roda d'água a instalei para gerar energia nos tempos difíceis de transição da minha vida  profissional. 
Criei também um carrinho com polias recapadas com carpê, com rolamentos e um depósito de cal e água para demarcar as linhas dos campos de futebol.
Criei a pouco tempo quase por brincadeira uma maneira de desgalhar pinheiro mesmo altos sem ter que trepar (subir) nele; baseado em uma longa corda com um peso balançado em uma das extremidades. 

Criei outros inúmeros inventos. Muitos amigos que conhecem minhas invenções, me chamam carinhosamente de professor Pardal. 
A muito tempo antes da imprensa divulgar estudos de técnicos da área sobre a possibilidade de se gerar energia elétrica através das ondas do mar eu já previa que se poderia fazer isto.
Na internet eu administro todos os meus sites: www.blocpar.com.br, meu Blog etc. e  modifico seus layouts assim como suas páginas.  

Já tive convites para explorar minhas aptidões e talentos, escrever e expor minhas idéias para o mundo. Por falta de tempo prefiro administrar somente meus trabalhos e minhas duas  empresas. Quando disponho de um tempinho me dedico a leituras, criação ou reedição de vídeos somente com músicas selecionadas e vídeos com mensagens positivas e instrutivas etc.

Tudo isto tem um custo pra mim, me considero pouco sociável, prefiro o silêncio, me dou bem em ficar só, sou de poucas brincadeiras, péssimo para contar piadas. Muitas vezes sofro de insonia por ficar matutando algo para dar asas às minhas imaginações, criações e as vezes ao dormir vem a ideia que faltava, me levanto e venho no computador e a registro num rascunho, como também as encontro em qualquer detalhe observando as coisas durante o dia. 

Qundo eu tinha cerca de 14 anos de idade tinha curiosidade de saber como era o ógão reprodutor feminino internamente, não tinha o mínimo de idéia como seria e num sonho tive exatamente aquela imagem conhecida por todos com o Colo, Trompa, Útero, Ovario etc. Quando servi o Exército numa das aulas que nossos instrutores trataram do assunto e desenharam exatamente como nos meus sonhos, achei incrível  eu ter visto aquela ilustração  fiél em relação ao meu sonho e comentei com os colegas de farda. 

Não tenho o hábito de assistir TV, apenas algum futebol do meu Corinthians. As vezes vou a festas, reuniões familiares, mas prefiro logo retornar pra casa.Vou a praia, mas entro pouco no mar.Sou melancólico, "definitivamente não sei contar piadas,  porque quando eu conto, ninguém ri, quando alguém ri sei que a piada sou eu", procuro mudar e consigo pouca evolução, até parece que sinto prazer nas horas de tristeza. Sinto muita satisfação e contento com meus inventos, pois sei que todos são benéficos pra mim e demais pessoas. Sei que é esta minha natureza, tento mudar um pouco meu jeito, mas é muito difícil, contudo sei das coisas boas que isto me traz como sei também que as vezes me prejudica. Mas é a vida; somos bons em algumas coisas e noutras temos dificuldades. Pretendo continuar sonhando e "aprontando".

Quando bater a necessidade ou inspiração e eu vier inventar algo novo, postareri aqui pra vocês...